Ma

Cores, formatos, comprimento, limpeza: conheça as tendências de outono-inverno e saiba o que nunca sai de moda quando o assunto é a beleza das mãos.

As tendências em esmaltes para as estações mais frias serão o preto, cinza, vinho, berinjela, café e grafite. Os tons de menta, amarelo, lilás etc, que viraram o hit do verão, ainda terão entrada apesar de os escuros serem as estrelas. Os perolados também estão com tudo. Se você é adepta de um estilo mais clássico, use a mesma cor nos pés e nas mãos. "O que não fica bom são misturas perigosas, cores que não combinam com seu tom de pele e unhas decoradas em excesso, que de longe parecem que estão sujas", explica Penélope.

Os desenhos, se feitos com parcimônia, ficam bonitos. Ao escolher as figuras, é preciso bom senso. "Importante não transformar a unha em uma tela de Picasso. Faça um desenho discreto, como um floral, por exemplo. Até mesmo em eventos mais sociais essa opção fica charmosa e elegante, é só não exagerar na produção", complementa a especialista. Penélope acrescenta: "Prefiro os geométricos e os que possibilitam uma boa leitura. Assim, quem olha de longe consegue identificar que é um desenho e não uma unha descascada, manchada ou suja".
Ainda que os tons escuros ditem a moda nesse outono-inverno, o branco segue firme na preferência porque, além de clássico, resiste a todos os modismos
Se os desenhos não são unanimidade, as francesinhas estão sempre na moda, de acordo com Paula Torres, do salão Crystal Hair. Já a "meialua" ou "francesinha ao contrário" (esmalte escuro com a meialua da unha pintada de branco), que andou aparecendo em editorias de moda, não deve pegar, acredita a manicure. "Só entre as mais descoladas ou adolescentes", diz. Nesse tópico, Penélope tem algumas restrições: "Francesinha muito artificial, parecendo unha de boneca, dá um pouco de aflição. Gosto muito das versões em preto e branco ou em vermelho com a ponta branca, e vice-versa", opina.
Ainda que os tons escuros ditem a moda nesse outono-inverno, o branco segue firme na preferência porque, além de clássico, resiste a todos os modismos. "Combina perfeitamente com a cartela de cores desse inverno", reforça Penélope. E as unhas dos pés, ficam mais elegantes em cores claras? Para Marcelo Santos, do Espaço Glecciano Luz, não necessariamente. "Percebo que as cariocas estão investindo no esmalte escuro nos pés", justifica.
Quanto ao comprimento, o recomendável é que as unhas sejam de 3 ou 4 milímetros mais longas do que a ponta dos dedos. "É importante lembrar que dedos muito longos são suavizados com unhas mais curtas e dedos curtos podem ser alongados com unhas mais compridas", ensina Penélope. Falando em formato, o mais pedido é o ligeiramente quadrado, principalmente nas técnicas novas de postiças de silicone e acry gel.

Cores muito exóticas ficam melhores com um formato de unha mais discreto, que acompanha a forma do dedo. Combinar o esmalte com a roupa também é importante. Vestuário de cor escura, tendência comum no inverno, fica bem com unhas vermelhas ou rosas, dando um ar mais retrô, segundo Penélope. Se a intenção é um visual mais urbano, opte por cinza ou amarelo nos dedos.
Para Elisabeth, do Walter's, não existe uma regra, mas há o senso comum: "Acho legal ousar nas cores, mas as pessoas costumam usar tons parecidos. Assim, uma roupa bege combina com esmalte claro, tipo branco, via láctea, pó de arroz. Para uma roupa mais escura, preto, café, bombom ficam bem".