Ma
Cecília Meireles nasceu em 1901, no Rio de Janeiro e faleceu em 1964, também no Rio de Janeiro. Foi poeta, professora, jornalista e cronista.
No período de 1919 a 1927, colaborou nas revistas Árvore Nova, Terra de Sol e Festa. Fundou a primeira biblioteca infantil do Brasil.
Lecionou na Univerdade do Distrito Federal em 1936 e na Universidade do Texas em 1940. Trabalhou no Departamento de Imprensa e Propaganda no governo de Getúlio Vargas, dirigindo a revista Travel in Brazil (1936).
É considerada por muitos como uma das maiores poetisas da Língua Portuguesa.
Em 1993 foi atribuído o Prémio Camões a Cecília Meireles.

"Cecília levita como um puro espírito...Por isso ela se move, "viaja", sonha com navios, com nuvens, com coisas errantes e etéreas, móveis e espectrais, transformando em pura poesia essa caminhada. Uma das excepcionalidades de Cecília Meireles: a composição de uma poesia densamente feminina, não apenas a poesia feita por alguém que é mulher, mas obra de mulher, de um sem número de perspectivas sobre as coisas que os homens não teriam, poesia na qual uma das grandes forças é a delicadeza, e delicadeza de poeta, que transfigura a vida em canto..."
Ana Cristina Cesar

"Aqui está minha vida.
Esta areia tão clara com desenhos de andar
dedicados ao vento.
Aqui está minha voz,
esta concha vazia, sombra de som
curtindo seu próprio lamento
Aqui está minha dor,
este coral quebrado,
sobrevivendo ao seu patético momento.
Aqui está minha herança,
este mar solitário
que de um lado era amor e, de outro, esquecimento".

Cecília Meireles
Ma

Os atuais padrões de beleza podem ser inalcançáveis para a maioria da população. E como o estudo promovido pela Dove em dez países mostrou que a insatisfação feminina advém, em grande parte, do modelo transmitido pela mídia e por valores culturais.

Mais importante, o relatório apontou para um caminho: as mulheres querem que beleza esteja dissociada de atratividade física. Buscam ampliar o conceito, e, aprofundando-o, dar sentido a uma filosofia de "beleza plena" - que se consegue trabalhando a autoestima.

O psicólogo clínico e psicoterapeuta Marco Antonio De Tommaso é especializado em Psicologia Clínica Geral.Para ele, o início da conversa é que não existe um "padrão" de beleza. "Nem existe um aparelho para medir se esta mulher é mais bonita do que aquela, um ‘belezômetro'. Uns podem achar que Ana Paula Arósio é mais bonita que Gisele Bündchen. Aí outro chega e diz: ‘prove'. Como fazer isso?", afirma Tommaso.


Há três estados de beleza: ser bonita, estar bonita e sentir-se bonita

De qualquer forma, são a estes padrões - inatingíveis, não custa lembrar - que as mulheres se referem quando, diante do espelho, se vêem diferentes. Não há como negar a influência da mídia ao alimentar este ideal. "A mulher virou refém disso. É um movimento da cultura ocidental, e onde chega o movimento, chega o problema", diz Tommaso, que cita um caso bastante esclarecedor. "Houve recentemente um estudo de Harvard nas Ilhas Fuji, local onde, até 1995, não havia televisão. Pois bem: três anos após a chegada da TV, 69% das mulheres faziam dieta e 1/8 das mulheres pesquisadas tinha bulimia".

Mesmo entre os chamados "padrões", as modelos, o grau de exigência beira o insano: "Fiz um levantamento com 140 modelos. Absolutamente todas questionam a própria beleza e o próprio corpo", conta Tommaso.

Só resta a pergunta: o que fazer? O psicólogo explica que há três estados de beleza:

O SER bonita, que é um fator genético. A pessoa se adapta naturalmente ao modelo porque nasceu assim.

O ESTAR bonita, que é a beleza potencializada pela roupa, pela maquiagem, pelo cuidado com o corpo, tratamentos e cirurgia.

E o SENTIR-SE bonita, que é onde entra a autoestima. A autoestima é um potencializador da beleza.

É aí que está o caminho. Autoestima, conhecimento de nós mesmas, valorização do que temos de melhor. Tommaso conta que o ícone máximo de beleza, Gisele Bündchen, logo que chegou a São Paulo no começo da carreira, passou os primeiros nove meses ouvindo, nos castings, que era nariguda, sardenta e feia. “Ela ouvia, levantava a cabeça e seguia adiante para outro casting. O que é isso? Ela passava por cima do que diziam, acreditava nela. Isso é autoestima elevada. Não importa o que digam, importa como você se vê.”

Se a iniciante Gisele tivesse acreditado em seus primeiros testes, hoje não teríamos Gisele Bündchen. Quem sabe, as mesmas pessoas que a criticaram no início seja aquelas que hoje não acham Gisele Bündchen apenas lindíssima, mas a mais linda de todas.
Ma



Ma
festajunina002.jpg
[b][navy]
Ma

O leite é uma rica fonte de cálcio, que contribui para a formação de massa óssea no organismo e evita a osteoporose, de vitaminas A, D e E e de proteínas - nutrientes altamente necessários para o corpo humano. Por isso, a menos que haja restrições, o leite deve fazer parte da alimentação, principalmente, de mulheres e crianças. É importante frisar que as mães não devem oferecer leites desnatados ou semidesnatados aos filhos a não ser por recomendação nutricional.

Muitas pessoas desconhecem que alguns tratamentos térmicos dados à bebida, como o UHT (Ultra High Temperature), podem interferir no valor nutritivo do leite e, justamente por isso, seus derivados não devem ser esquecidos do cardápio. Queijos e principalmente iogurtes são fortes aliados da saúde e ainda possuem outras propriedades nutricionais.

O queijo frescal, por exemplo, tem seis vezes mais cálcio que o leite. Uma fatia de 50g, aproximadamente, substitui um copo de leite. Já o iogurte natural tem a mesma quantidade de cálcio que o leite, mas com um pouco mais de proteínas. Sendo um derivado, ou seja, produzido a partir do leite, o iogurte herda os seus benefícios nutricionais. Por isso, seu consumo regular é muito interessante do ponto de vista nutricional.

O iogurte disponibiliza nutrientes extremamente importantes para o organismo e indispensáveis à alimentação saudável, tais como:

1) Proteínas de alto valor biológico, ricas em aminoácidos essenciais, de qualidade equivalente às da carne, do peixe e dos ovos.

2) Minerais, com destaque para o cálcio, que tem a particularidade, no iogurte, de apresentar uma elevada biodisponibilidade, ou seja, é facilmente absorvido pelo organismo. Isso não acontece, por exemplo, com outras fontes de cálcio não derivadas do leite como os vegetais. Deste modo, o iogurte, os queijos e o leite são os alimentos que mais ativamente contribuem para a calcificação dos ossos em todas as fases da vida.

3) Vitaminas, particularmente do complexo B, mas também a vitamina A.
O iogurte é um alimento com alto valor nutritivo, sendo recomendado para todas as faixas etárias (desde a infância à terceira idade), durante a gravidez, durante o aleitamento e até na menopausa, sem contar que é um excelente alimento para as pessoas que praticam esportes e, ainda por cima, é supergostoso!
Ma

Esfoliante

A fisioterapeuta dermato-funcional Amneris Ribeiro, do Studio Hair Design, esclarece que o açúcar, por ter grãos, pode dar resultados. Mas alerta: dependendo da pressão, poderá lesionar camadas da pele. "Por isso, prefira farofa de aveia com mel, que é mais macia", sugere.

O dermatologista Marcelo Belline é um dos que aprova os esfoliantes caseiros. Ele recomenda misturar sal marinho (fino) ao sabonete líquido e esfoliar, com suave pressão, a face e o corpo duas vezes por semana.
Fátima Pazos concorda que o açúcar pode ajudar. E dá a receita: para uma máscara esfoliante, misture uma colher de mel e três de aveias em flocos. Passe na pele em movimentos circulares ascendentes. Essa máscara regula o pH da pele, tornando-a mais homogênea e eliminando cravos e espinhas. Usar duas vezes por semana.

Desodorante

O limão usado nas axilas tira mesmo o mau cheiro? É preciso cuidado. Belline lembra que as receitas caseiras com o cítrico, se usadas no sol, podem resultar em irritação e manchas chamadas de fitofotodermatites. "Mesmo lavando bem a pele podem sobrar resíduos", explica o profissional. E queimar a pele. Melhor não arriscar.

Em vez do limão, Amneris sugere o bicarbonato de sódio, encontrado facilmente em farmácias e supermercados. "Pegue uma pitada de bicarbonato e a umedeça até formar uma laminha. Aplique-o nas axilas e o seu problema estará imediatamente resolvido", promete a especialista.

Olheiras

E o famoso pepino nas olheiras? Mito ou verdade? Antes de tirar a dúvida, Amneris explica que a olheira é uma alteração nos tecidos que pode acarretar em retenção de líquidos e também escurecer a região. Segundo ela, os pepinos dão uma sensação de refrescância. Mas o clareamento requer o auxílio de um dermatologista ou de um bom corretivo.

Uma boa alternativa é o chá de camomila, que também provoca a vasoconstrição local. Dr. Belline explica como fazer: "Aproveite o saquinho do chá de camomila. Em vez de jogá-lo fora, coloque no congelador. Para efeito descongestionante e calmante colocamos o saquinho diretamente na área dos olhos", revela.

Além do chá de camomila gelado, outra dica para atenuar as olheiras é colocar uma bolsinha de gelo nelas, somente por cinco minutos. O truque ajuda na circulação do sangue.

Pele de Cinderela

Para um efeito "Cinderela", mais uma receitinha caseira: aplique clara de ovo aplicada em todo rosto com pincel e deixe 30 minutos. "Acontece um efeito tensor bacana, ideal para antes de festas ou para retirar ar de cansaço". Amneris sugere ainda a máscara de mel, que contribui para a hidratação facial e corporal.

Para hidratar, Fátima dá uma receita caseira ótima. Pegue uma clara de ovo batida, uma colher (sobremesa) de farelo de aveia e uma colher (chá) de mel. Misture tudo e aplique na pele limpa. Deixe agir até secar. Também podem ser adicionadas frutas (exceto as cítricas) nesta receita, como mamão, morango e kiwi.

Se a sua pele for oleosa, a máscara ideal leva uma colher (sopa) de pepino, uma colher (chá) de mel e uma colher (sopa) de levedo de cerveja. Bata tudo acrescentando soro fisiológico para dissolver melhor a mistura. Essa receita é indicada também para tratamento de pele com espinhas e acne.
Ma

Cores, formatos, comprimento, limpeza: conheça as tendências de outono-inverno e saiba o que nunca sai de moda quando o assunto é a beleza das mãos.

As tendências em esmaltes para as estações mais frias serão o preto, cinza, vinho, berinjela, café e grafite. Os tons de menta, amarelo, lilás etc, que viraram o hit do verão, ainda terão entrada apesar de os escuros serem as estrelas. Os perolados também estão com tudo. Se você é adepta de um estilo mais clássico, use a mesma cor nos pés e nas mãos. "O que não fica bom são misturas perigosas, cores que não combinam com seu tom de pele e unhas decoradas em excesso, que de longe parecem que estão sujas", explica Penélope.

Os desenhos, se feitos com parcimônia, ficam bonitos. Ao escolher as figuras, é preciso bom senso. "Importante não transformar a unha em uma tela de Picasso. Faça um desenho discreto, como um floral, por exemplo. Até mesmo em eventos mais sociais essa opção fica charmosa e elegante, é só não exagerar na produção", complementa a especialista. Penélope acrescenta: "Prefiro os geométricos e os que possibilitam uma boa leitura. Assim, quem olha de longe consegue identificar que é um desenho e não uma unha descascada, manchada ou suja".
Ainda que os tons escuros ditem a moda nesse outono-inverno, o branco segue firme na preferência porque, além de clássico, resiste a todos os modismos
Se os desenhos não são unanimidade, as francesinhas estão sempre na moda, de acordo com Paula Torres, do salão Crystal Hair. Já a "meialua" ou "francesinha ao contrário" (esmalte escuro com a meialua da unha pintada de branco), que andou aparecendo em editorias de moda, não deve pegar, acredita a manicure. "Só entre as mais descoladas ou adolescentes", diz. Nesse tópico, Penélope tem algumas restrições: "Francesinha muito artificial, parecendo unha de boneca, dá um pouco de aflição. Gosto muito das versões em preto e branco ou em vermelho com a ponta branca, e vice-versa", opina.
Ainda que os tons escuros ditem a moda nesse outono-inverno, o branco segue firme na preferência porque, além de clássico, resiste a todos os modismos. "Combina perfeitamente com a cartela de cores desse inverno", reforça Penélope. E as unhas dos pés, ficam mais elegantes em cores claras? Para Marcelo Santos, do Espaço Glecciano Luz, não necessariamente. "Percebo que as cariocas estão investindo no esmalte escuro nos pés", justifica.
Quanto ao comprimento, o recomendável é que as unhas sejam de 3 ou 4 milímetros mais longas do que a ponta dos dedos. "É importante lembrar que dedos muito longos são suavizados com unhas mais curtas e dedos curtos podem ser alongados com unhas mais compridas", ensina Penélope. Falando em formato, o mais pedido é o ligeiramente quadrado, principalmente nas técnicas novas de postiças de silicone e acry gel.

Cores muito exóticas ficam melhores com um formato de unha mais discreto, que acompanha a forma do dedo. Combinar o esmalte com a roupa também é importante. Vestuário de cor escura, tendência comum no inverno, fica bem com unhas vermelhas ou rosas, dando um ar mais retrô, segundo Penélope. Se a intenção é um visual mais urbano, opte por cinza ou amarelo nos dedos.
Para Elisabeth, do Walter's, não existe uma regra, mas há o senso comum: "Acho legal ousar nas cores, mas as pessoas costumam usar tons parecidos. Assim, uma roupa bege combina com esmalte claro, tipo branco, via láctea, pó de arroz. Para uma roupa mais escura, preto, café, bombom ficam bem".
Ma

Clássicas, surradas, bordadas, militares, as jaquetas estão com tudo

Este inverno, definitivamente, é a estação das jaquetas. Tem para todos os gostos e tipos. Algumas clássicas foram resgatadas e ganharam pitadas de modernidade. Muitas com ar rock and roll na veia, com detalhes de bordados brilhantes. Outras como as jeans, se puderem ter uma cara mais surrada, melhor. As jaquetas deste inverno têm um leve apelo descolado, mesmo as mais certinhas, por isso são bacanas, deixam o visual mais leve, renovando o look.

Preparadas para conhecê-las um pouco mais? São as eleitas:

A boa e velha jaqueta jeans

A jaqueta mais gostosa é aquela usada, super macia, certo? Nesta estação, os jeans aparecem "lavados", ou seja, super amaciados. Além do toque, a aparência desta jaqueta é a de que já foi usada por outra pessoa. Podem ser maiores (tipo furtadas do namorado) ou mais justinhas.
É um modelo onde você ainda pode explorar os acessórios. Broches variados dão uma carinha anos 1980 incrível. Se quiser ficar mais "chique", um colar de pérolas misturados com um colar prata ou dourado fica tudo na vida!

Você conhece a perfecto?
Idealizada no final dos anos 1930 por um americano, descendente de italianos, John Perfecto, a jaqueta perfecto a princípio deveria ser de couro (uma coisa de linda!), com zíper fechando (levemente na diagonal) e com cinto na barra. Esta clássica jaqueta ganhou diversas releituras. Uma delas é a versão colorida, que dá um up em qualquer look e astral.
Este modelo é sempre muito chique, apesar do clima de motoqueiro dos anos 1950, pois era "o modelo" desta geração. Elas ficam lindas quando usadas com vestidos leves, justamente para fazer o contraste de texturas.

Vrummmm

Assim como a perfecto, a jaqueta biker, tem seu ar rebelde e louco por motos. Para este inverno tem muitas versões em matelassê, bem quentinha e fofinha. Sempre use com peças mais finas e leves. Pegue a sua moto e vrummmm!

Sim, Senhor!

As jaquetas com referência militar são ótimas para o dia a dia do trabalho. Porque tem uma cara de arrumadinha, mas sendo ainda uma jaqueta. A maioria é feita de um tecido mais pesado, como a sarja, ficando bem estruturada. Ficam chiquérrimas fazendo dupla com calças sociais.

Fofinhas!

E tem uma versão mini de todos estes modelos: as minijaquetas. É verdade que não esquentam tanto, por isso mesmo são ótimas para este início de friozinho e são muito, mais muito charmosas para usar à noite!
Ma

A depilação é talvez uma das maiores preocupações estéticas das mulheres brasileiras, que costumam gostar da pele lisinha em áreas bem maiores do que em qualquer outro lugar do mundo. Pele irritada, manchada e pelos encravados nas axilas, virilha e nas pernas atrapalham o prazer de um dia na praia ou na piscina.
Se a região depilada estiver avermelhada, proteja-a do sol, pois há grande chance de manchar!
A depilação com cera, quente ou fria, tem a vantagem de ter uma boa duração e de os pelos crescerem macios. No entanto, é a técnica que mais causa o encravamento. As lâminas, ainda que também possam causar pelos encravados pelo atrito, quando usadas com cremes deslizantes dão menos problemas. Porém, o resultado dura pouco e a sensação do pelo crescendo é áspera, já que este é seccionado na sua porção média mais grossa.
Dicas para facilitar sua depilação e obter os melhores resultados:
- Se você usa lâmina, evite o atrito excessivo, jamais passando "a seco". Sempre use cremes ou sabonetes para evitar machucados.
- Se a pele está muito irritada pela cera, cheia de pelos encravados, descanse alguns dias usando lâminas, aplicando logo após cremes calmantes com azuleno, silicone, alantoína ou com corticóides suaves.
- Se a região depilada estiver avermelhada, proteja-a do sol, pois há grande chance de manchar!
- Experimente a depilação com aparelhos elétricos de arrancamento que, se corretamente usados, depilam sem traumatismo. Como não conseguem arrancar os pelos muito curtos, podem ser usados nos intervalos entre os outros métodos, pois vão enfraquecendo progressivamente os fios.
- Para quem sofre muito com o problema de pelos encravados, a melhor solução é a depilação com laser Light Sheer, (laser de diodo) que resolve o problema definitivamente, em poucas sessões, e pode ser usado também em pele bem escura.
Ma

Dia dos namorados é dia de mimo. Haja criatividade à procura do presente perfeito para você ser completamente apaixonante, vai dizer? Mas fato é que aquele alguém especial merece todo o esforço para fazer valer o clima de romance e surpresa do Dia dos Namorados.
Faça um mapa do relacionamento de vocês. Descubra se seu amor está escrito nas estrelas
Foto personalizada
Surpreender é o maior barato - sempre! O Up Studio é um estúdio fotográfico especializado em books sensuais. Brincadeira das mais divertidas para viver seu momento 'diva' e presentear seu parceiro no próximo dia 12 de junho.
Para brindar a doisUm brinde à luz de vela é da série inesquecível! Que tal já chegar com uma garrafa de Veuve Clicquot para impressionar? Aproveite o kit à venda na Maison des Caves.
Doces flores!
Dar (e receber!) flores é sempre romântico e adorável. As flores de pano da Super Santa são uma graça. Ou que tal adoçar a data? Aposte no kit da Giuliana Flores com arranjo de tulipas vermelhas, uma garrafa de Chandon e drágeas da Chocolataria Montanhês. Delícia pura!
Para ele te encontrar
Boa dica: Homens adoram gadgets. O GPS DOTB 350HD da Navisystem virou acessório obrigatório em tempos modernos. Um mimo que todo mundo gostaria de ganhar - mesmo.
Almofadas fofasUma idéia bacana (e supercharmosa) é presentear com as almofadas temáticas e românticas da ArtMaison.
Joia é joia!
Joias bacanas são detalhes que fazem toda a diferença. Você vai adorar usar (ou vê-lo usando) o relicário e o anel duplo de coração da Any Raí.
Ma
O dia mais romântico do ano está chegando e o seu namorado não dá sinais de que pretende comemorar a data. Vocês conversaram sobre o assunto e ele acha bobagem essa coisa de "datas especiais". "Isso é tudo invenção do comércio para vender mais", disse. Sim, para vender mais flores, mais blusinhas fofas, mais bombons e todas aquelas coisas que você adora ganhar e que, se esperar pela iniciativa dele, vai ficar só na vontade. Graças aos Dia dos Namorados, nossos ogros têm a chance de virarem príncipes. Como assim ele vai desperdiçar essa oportunidade?
Há vários motivos para um homem não dar flores. O principal é que a maioria não entende do assunto.
Calma. Você o ama, certo? Sem agradinho ou jantarzinho a dois, emburrado ou com aquela tradicional preguiça que o faz querer ficar em casa, você não vai terminar o namoro por esses defeitozinhos de fábrica. Devolver, não dá. Trocar, não quer. Você precisa ajustá-lo, querida. Ajustar o que é importante para ele ao que é importante pra você.
No Dia dos Namorados, é preciso fazê-lo compreender que não, não é um dia qualquer. É dia de celebrar a união de vocês. É como aquele jogo do time dele, que não é decisivo, mas que ele não pode ficar sem ver. Você entende paixão de torcedor e até faz pipoca pra galera urrando na sala. E não, não é só pelo presente, mas por tuuudo o que ele representa. A gente entende o que é o "tudo". Para eles, é preciso tradução.

Aí vão três conselhos de amiga para que o dia especial seja com tuuudo a que você tem direito:
Flores
Há vários motivos para um homem não dar flores. O principal é que a maioria não entende do assunto. Digamos que flores não é algo muito comum no dia a dia de um menino. E, sim, quando eles crescem, continuam gostando de carrinhos.
Passo 1: Quer ganhar flores? Compre flores. O raciocínio é simples: ele já foi na sua casa mil vezes. E nunca, nunquinha avistou um vaso florido. Como é que você quer convencê-lo de que realmente gosta disso? Encha os recantos da sala com buquês, tenha sempre um botão de rosa à janela, dê flores às amigas, acostume-o a freqüentar floriculturas.

Passo 2: Ao aproximar-se a data, diga: "Ai, estou precisando tanto renovar as flores lá de casa". Se ele não entender o recado, explicite: "Quero flores!".

Jantar a dois
Ele afirma que sair para jantar no Dia dos Namorados é um inferno: os restaurantes estão lotados, os preços mais caros, o estresse é grande. Você acha que esperar na fila é um prazer se estiver do lado dele, que a conta do jantar não é despesa, mas investimento - em vocês! - e estresse seria não passar por tudo isso. Ache uma maneira de satisfazer a ambos desejos: jantem-se!

Passo 1: Pesquise um lugar menos badalado, mas bem aconchegante: um hotel (!). Faça a reserva com antecedência. Não diga nada a ele.

Passo 2: Uma semana antes do dia "N", deixe um cartão na casa dele com os seguintes dizeres: "Atenção, você será seqüestrado no Dia dos Namorados". Assine como admiradora secreta.

Passo 3: Crie uma conta falsa de emails, pra brincadeira ficar mais gostosa, e mande ameaças sedutoras ao longo da semana: "Está preparado para ser torturado de beijos?", "Estou na dúvida entre amarrar você com uma corda ou com minha calcinha", coisas do tipo. Deixe ele doidinho.

Passo 4: Um dia antes, anuncie a data e a hora do seqüestro. Suba num salto, solte os cabelos. E vá morrer e matar de amores!

Presente
Ele está com o pé ou o bolso quebrado, acha difícil escolher presente pra mulher, não vai ter tempo de ir ao shopping ou qualquer outra desculpa furada. Você já cansou de dizer que não importa o valor, pode ser algo simbólico, uma flor (olha a chance aí!), que o legal é passarem juntinhos e blá e blá e blá. Ele não se mostrou muito inclinado a ceder e, conhecendo o sujeito, sabe que vai chegar o dia e ele vai surgir de mãos abanando.
Entre no jogo dele. Para não constranger o seu amor, não compre um presente muito vistoso. Dê, sim, algo de coração. Ou ‘algos'. Faça assim:
Passo 1: Escreva uma carta à mão. Sim, daquelas de antigamente que a gente nem lembra mais como se faz. Coloque no papel todo o seu amor, elogios, sinceridade, paixão. E perfume.
Passo 2: Corte a carta em quatro pedaços, de forma que um complemente o outro e que ele não consiga decifrar cada parte sem as demais.

Passo 3: Compre pequenos mimos: um bombom, uma loção pós-barba, uma foto sua, aquele pendrive que ele está precisando ou monte um CD com as músicas prediletas de vocês. Use a criatividade. Quatro vezes.

Passo 4: Esconda pela casa os quatro pedaços da cartinha, cada um acompanhado de um presentinho.

Passo 5: No Dia dos Namorados, convide-o a procurá-los, brincando de "Está quente, está frio". Ele vai ficar louco pra ler o que você escreveu, descobrir o que espera por ele no próximo esconderijo. É uma verdadeira caça ao tesouro. É lógico que a última parte da carta estará no seu quarto. E o presente final, é você!
Ma

Química. Se olhar no dicionário, não tem - pelo menos no sentido que estamos falando. A maior parte das pessoas se atrapalha ao tentar explicar o que é, mas, felizmente, já sentiu a tal da química estando na presença de alguém especial. Os sintomas mais frequentes são taquicardia, arrepio dos pelos do braço, suor, mãos geladas. É o anúncio de que o beijo vai encaixar - depois braços, pernas e o corpo inteiro debaixo dos lençóis. Entenda como funciona esse negócio de química.

Segundo o psicólogo e sexólogo Job dos Reis,nós,os seres humanos, carregamos nos genes informações ligadas a comportamentos primitivos essenciais à preservação e melhoria de nossa espécie. "Isso explica nosso comportamento em situações quando apenas visualizamos uma pessoa e já sentimos um forte desejo, sem ter trocado sequer uma palavra com ela", afirma Job, sinalizando que nesse momento entram em ação os feromônios. "A palavra ‘feromônio' vem das palavras gregas ‘phéro e ‘hormôn', que juntas significam ‘trazer excitação'", explica o sexólogo.
Na fase da atração ou da paixão romântica perdemos a capacidade de pensar racionalmente
Contudo, ter uma química boa não é determinante para começar ou terminar um relacionamento. "Como seres racionais (pensantes) não somos guiados apenas por instintos. Em algum lugar do nosso subconsciente existe um modelo de parceiro ideal para o amor", pondera. Job ressalta que feromônios, aparência física e a idéia do que buscamos em um parceiro, aliados aos hormônios testosterona e estrogênio, são fatores importantes para definir nossos desejos: "São estas substâncias químicas que criam o desejo de experimentar o ‘amor'".
Quer saber se ele te ama de verdade? Acesse Estrela Guia
Segundo Job, na fase da atração ou da paixão romântica perdemos a capacidade de pensar racionalmente. "Não somos capazes de enxergar os defeitos do outro, o idealizamos e sentimos frio na barriga e aceleramento do ritmo cardíaco. Tudo isso faz parte da nossa bioquímica, ou seja, da dopamina, norepinefrina e feniletilamina", define o sexólogo.

Entenda:

- Dopamina - Considerada o "elemento químico do prazer", produz a sensação de felicidade. - Norepinefrina - Semelhante à adrenalina, provoca aceleração dos batimentos cardíacos coração e excitação.

Juntas, as duas substâncias provocam, entre outras coisas, hiperatividade e falta de sono. "Isso explica porque as pessoas ficam tão focadas no relacionamento e deixam de lado todo o resto", exemplifica Job.

Quando a temperatura aumenta, chega a hora do sexo. "As substâncias importantes nesta fase são a oxitocina, a vasopressina e a endorfina, que são liberadas quando fazemos sexo", explica Job.

Entenda:

- Oxitocina - Hormônio que está associado à habilidade de manter relacionamentos interpessoais e laços psicológicos saudáveis com outros indivíduos. "Ao ser eliminada durante o orgasmo, ela começa a criar um laço emocional: quanto mais sexo, mais forte o laço", explica Job.
- Vasopressina - Hormônio antidiurético, é outra substância associada à formação de relacionamentos duradouros e monogâmicos.
- Endorfina - Garante a sensação de bem estar e segurança

Tais hormônios fazem com que o relacionamento dê mais um passo: você começa a enxergar os defeitos do outro - droga! "Você fica se perguntando por que ele mudou. Na verdade, ele provavelmente não mudou nada: é você que agora consegue enxergá-lo racionalmente, sem o filtro dos hormônios do amor cego e apaixonado", ensina Job, sublinhando que, nessa fase, ou a relação se consolidou ou simplesmente termina.
Ma

Ele tem muitas qualidades que você valoriza, mas também uns defeitos que você detesta. Na cama é uma beleza, na vida social é uma tristeza. Ele é um excelente pai, mas como marido deixa a desejar. Não adianta: somos um pacote cheio de qualidades e defeitos que determinam o rumo dos namoros e casamentos. Se o seu relacionamento não é exatamente como você queria, mas está longe de ser de se jogar fora, descubra se está na hora de investir ou desistir dele.

Quando as coisas não estão 100%, o negócio é colocar os prós e contras da relação na balança. Assim pensa a dentista Isa R., de 31 anos, casada há três. "Todo relacionamento passa por fases melhores e piores. Pra continuar junto, tem que insistir, não pode abrir mão de tudo que construiu logo na primeira dificuldade", diz, frisando que ninguém é perfeito. "Sempre que boto na balança as qualidades e defeitos do meu marido, as qualidades pesam mais. Por isso, continuo tentando fazer com que a gente viva em harmonia", conta a dentista, que já passou por momentos difíceis, mas conseguiu superá-los na base da conversa. "A gente tem toda a vida pela frente, planejamos ter filhos em breve e isso é muito maior do que qualquer desavença do dia a dia", garante ela.
A pessoa deve avaliar os valores, o compromisso, o nível de entrelaçamento das vidas de cada um, o círculo de amigos, como vão ficar os filhos
A advogada Maíra X. tem 32 anos e seu namorado é bem mais novo: "Estamos em momentos de vida diferentes, ele ainda está tentando se firmar no trabalho, querendo um relacionamento leve e eu já estou macaca velha, mirando em casar e ter filhos". A advogada se diz ciente de que o namoro não vai longe. "Mesmo assim, acho que vale a pena ficar com ele por enquanto. Estamos apaixonados e viver uma paixão é sempre muito gostoso", defende, dizendo que vai terminar quando a paixão esfriar. "Não posso nem pensar em me afastar dele agora, seria muito sofrido", confessa.

Até o fim

Para qualquer relacionamento dar certo é preciso investimento emocional. A gente dá amor, atenção, cafuné, almoço aos domingos, lingerie nova e uma lista interminável de agrados. A analista de sistemas Nara P., 32, fez isso tudo até o dia em que se deu conta de que não tinha nenhum retorno. "Tudo o que eu fazia não dava em absolutamente nada. Ele não soube valorizar meu desejo de que desse certo e me percebi sozinha no relacionamento", lembra. Nara optou pela separação. "Até hoje choro pelo meu ex, mas estou certa de que fiz o que podia pelo casamento e que a situação era insustentável", diz.

O psicólogo Ailton Amélio é autor do livro "Para viver um grande amor" que toca nesse tema. Para ele, a decisão entre investir e desistir da relação é muito complexa, uma vez que envolve inúmeros fatores: "Há o lado romântico, sexual e o econômico. A pessoa deve avaliar os valores, o compromisso, o nível de entrelaçamento das vidas de cada um, o círculo de amigos, como vão ficar os filhos. É uma grande rede de fatores que envolvem a decisão". Ailton lembra que, diferente do que é mostrado nas novelas, uma relação não termina só porque o homem ou a mulher pensa que o amor acabou. "Crises são comuns e o amor pode voltar. Por isso, não se deve abandonar o barco no primeiro obstáculo", afirma.

Um relacionamento pode chegar ao fim quando os problemas tornam-se intoleráveis, o que, segundo o psicólogo, varia de pessoa para pessoa. "Para algumas, pode ser uma traição. Para outras, a agressão física. Se a coisa se repete, o episódio se torna suficiente para deixar o relacionamento", explica, ressaltando que há pessoas que mantêm uma relação infeliz por medo da solidão. "Os impedimentos para não conseguir sair de um casamento podem ser fictícios como o medo de não conhecer outro parceiro - de fora, sabemos que a pessoa tem todos os artifícios para que isso ocorra. Outros são reais, como o impacto social na vida dos filhos", finaliza.
Faça os testes:
- Você está realmente apaixonada? - O.K., você gosta dele e ele é um doce com você, mas existe mesmo paixão, amor, tesão? Faça o teste e descubra se você está de fato nas nuvens ou se está apenas empurrando o relacionamento com a barriga!

- Ele está a fim de você? - Existem sinais incontestáveis de que aquele gato está totalmente na sua ou não tão ligado assim em você. Quer saber quais são? Faça o teste e descubra se, da parte dele, a química está rolando ou não!

- Você está pronta para seguir em frente? - Não existe término de relacionamento fácil, mas convenhamos que não se pode ficar na fossa para sempre – e nem criar anticorpos contra o termo “namorado” só porque não deu certo da última vez. E então? Você está pronta para fazer a fila andar ou ainda está sendo assombrada pelo fantasma do ex? Faça o teste e descubra!
Ma

O Dia dos Namorados está vindo aí. É inevitável o cacoete de deslocar o pensamento para assuntos do coração. Quem tem um parceiro pensa em como vai celebrar a paixão. Quem não tem, volta-se ao desejo de arrumar a cara-metade - como, onde, será que vou encontrar? Mesmo as que se recusam a admitir que querem um namorado, ao negarem o fato estão, nada mais, nada menos, falando de amor.

Amor espiritual, amor carnal, amor poético. Amor sem restrição. Para entender o que está por trás desse sentimento que parece reger a nossa vida - e dos nossos atos apaixonados -, pedimos ao astrólogo Dimitri Camiloto uma análise dos dois planetas com mais influência nos relacionamentos: Marte e Vênus.
Depois do Sol e da Lua, Vênus é o astro mais brilhante no céu e rege a atração que uma pessoa exerce sobre outra através do magnetismo e da harmonia que um ser é capaz de transmitir ao seu redor
Na Astrologia, Marte e Vênus são os planetas responsáveis pelo comportamento sexual. Enquanto Marte está relacionado à sexualidade física, de caráter mais instintivo e selvagem, Vênus rege a sensualidade e a inspiração erótica. As paixões e a intensidade do desejo são atributos de Marte. Vênus envolve o porquê do parceiro ser o escolhido e como ele se torna sua fonte de prazer.

Marte

Conhecido como o "planeta vermelho", Marte está diretamente associado ao sexo e às paixões humanas. A forma como você expressa os desejos e emprega a sua energia para satisfazê-los é regida por ele. No caso do sexo, Marte tem relação com a resposta ao estímulo e a excitação que alguém provoca em você, através da iniciativa em procurar essa pessoa e afirmar esse desejo - tendo em vista, naturalmente, consumá-lo. Existe no acasalamento uma dimensão biológica na qual os instintos de reprodução sexual e de sobrevivência são inseparáveis.

No corpo humano, Marte governa algumas áreas como os órgãos geradores e excretores, os músculos e peitoral masculino. A eliminação dos concorrentes mais fracos na hora de cortejar, a confiança em seduzir, as provocações que em alguns casos antecedem o acasalamento, a paixão e o desejo de fazer sexo, custe o que custar, são atributos de Marte.

Vênus

Depois do Sol e da Lua, Vênus é o astro mais brilhante no céu e rege a atração que uma pessoa exerce sobre outra através do magnetismo e da harmonia que um ser é capaz de transmitir ao seu redor. Além do fator mais evidente que é a beleza física, a capacidade de sedução (consciente e inconsciente) e a arte de fazer as coisas com elegância e graça são atributos de Vênus.

O desejo de se unir a alguém e manter essa união também é governado pela Estrela Dalva. Nos relacionamentos humanos existe uma dimensão sensitiva e valorativa na qual o componente estético, o erotismo, o desfrute do prazer, a autoestima e a necessidade de posse do outro exercem papéis determinantes.

No corpo humano, Vênus rege, entre outras coisas, tudo na silhueta e no rosto que possa indicar atração física, além dos hormônios femininos e ovários. A capacidade de se destacar como objeto do desejo, a arte de seduzir, os afetos que costumam anteceder o acasalamento, o amor e a aptidão para dar e receber prazer são características venusianas.